terça-feira, 25 de janeiro de 2011

No aniversário de São Paulo, um paulistano

Apesar do nome de artista de jazz, herança do pai - de uma família do sul dos EUA -, o artista plástico brasileiro Wesley Duke Lee nasceu em São Paulo, em 1931, e morreu no ano passado.

Lembro de ter pesquisado sobre ele para o vestibular. A sua experiência no exterior, fez dele um precursor dos happenings no Brasil.

Quem me conhece sabe que não sou fã da arte contemporânea, ou o pós-contemporâneo, arte conceitual ou os outros tantos nomes que se inventam pra se referir a uma arte que não faz referência a mais nada. Mas Duke Lee certamente foi um dos artistas brasileiros que através de sua arte dizia alguma coisa. Explorou várias técnicas, inclusive as novas tecnologias que surgiram na época, como o design gráfico a arte ambiente e a instalação, misturando as práticas inovadoras com as técnicas usuais. Mas em seu trabalho sempre permaneciam o desenho e a cor - elementos de um verdadeiro artista na minha opinião.

Hoje, muito se perdeu em dizer que tudo é arte. Para mim não. Sem os porquês, e as referências, não há como chamar de arte. Não entendo também referências absurdas, que permitem que se chame de arte um simples risco aleatório em uma tela ou deixar um cachorro morrer de fome.

Ele participou e fundou movimentos artísticos brasileiros que se inspiravam em outros movimentos, como o Realismo Mágico, o Movimento Rex (ou Grupo Rex) e o Nova Figuração.

Foi professor, lecionou no Mackenzie e também na Escola de Desenho Industrial de Ribeirão Preto (oh, que orgulho!). Lecionou também no exterior. Participou de Bienais e foi reconhecido internacionalmente.

Seguem abaixo algumas obras de Duke Lee.

O Rabino, 1973 - Óleo e grafite s/ papel - Coleção particular

O Jardim e a Alameda, 1974 - Pastel e óleo s/ tela, 185 x 120 cm


Marcadium D'y Capua, 1961 - Têmpera a cera, 63,5 x 45,5 cm



3 comentários:

Unknown disse...

Não conhecia, gostei dos exemplos que você selecionou :)
obrigada

Unknown disse...

Pedido: um post sobre "definição de arte" :)

Loraine disse...

Oi Carla,

Li todo o blog, adorei, vou acompanhar, gosto de aprender mais sobre arte e literatura (conhece algum blog desse assunto?). Já coloquei nos meus favoritos.
Parabéns! Continua com o blog.

Beijossss