quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Happy Birthday Cézanne

Paul Cézanne nasceu em Aix-en-Provence, cidade do sul da França em 1839. Se estivesse vivo, hoje estaria fazendo 172 anos (ainda bem que ninguém vive tudo isso, até porque, talvez ele não estaria feliz com o que virou a arte de hoje).

A fortuna de seu pai permitiu que ele se dedicasse totalmente a arte. Morou em Paris grande parte da sua vida, graças ao amigo Émile Zola. Foi considerado um impressionista. Não seguiu normas nem regras, o que aprofundou seu horizonte para a pintura. Foi o pai do cubismo. Pintou naturezas-mortas, retratos, paisagens e banhistas.

O que se conhece muitas vezes de um pintor como Cézanne é o que vemos nos livros, e as grandes pinturas que o tornaram um gênio. Porém se esquece muitas vezes, que por trás de pintor, há muita pesquisa, trabalho e dedicação. Suas inúmeras maneiras de pintar, seus estudos sobre a forma e sua maneira de pensar é que o tornaram o pintor consagrado que conhecemos hoje.

Li uma vez, que quando ele começou seus estudos com natureza-morta, as frutas e flores chegavam a apodrecer e morrer, por conta do tempo que ele levava para pintá-las. Foi assim que ele passou a usar frutas artificiais, podendo retratar as diferentes vistas que se tem de uma mesma forma em uma superfície plana.

Dedicou-se a arte como os grandes gênios fizeram, por isso tem seu nome lembrado até hoje. Foi um precursor das artes que deixou em seu legado algo fundamental para a pintura moderna, que por vezes se perde na arte contemporânea.

Abaixo uma de suas naturezas-mortas:

Natureza morta com maçãs e laranjas, 1985-1900 - Óleo s/ tela - 73 x 92 cm - Museu D'Orsay


3 comentários:

Leonardo Léllis disse...

Tá indo bem demais. Parabéns pra você e pro Cézzane! =)

Unknown disse...

:) estou adorando, daqui a pouco vou começar pedir posts sobre alguns pintores ;)
bjs

Pedro Conte disse...

Pode pedir posts de alguns pintores?! to na fila tb, então rsrsrs