quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Arte: o que é?

Há uma grande polêmica quando se tenta definir arte, grande nomes já falaram sobre o assunto. Eu acredito, junto com alguns críticos, que não há como definir arte.

A palavra vem do latim, Ars e significa habilidade. Para os gregos, poiesis, que hoje entendemos como poética, era a criação, a própria ação de confeccionar algo.

Hoje podemos estudar arte pré-histórica - com os desenhos rupestres, mas isso não significa que naquela época, se pensava em arte. A caça e todo o significado de magia que pode envolver os desenhos das cavernas, implicam mais uma questão de sobrevivencia do que um pensamento artístico da época.

Podemos sim, separar as várias Histórias da Arte, com sua academias, estilos e movimentos. Pois vários foram os artistas que se propuseram a fazer uma arte diferente da que havia até então, de não fazer arte. A arte passou por muitas modificações com os anos, com as novas ideias, com as novas filosofias, com o conhecimento científico, com o crescimento do homem.

Quando me perguntam o que é arte, várias respostas me vêm à mente, antes mesmo de que eu consiga responder. Poderia dizer que é a expressão do belo, ou a expressão dos sentidos e sentimentos. Em poucas palavras e depois de muito pensar, eu diria que arte é uma criação humana somada de valores estéticos, apresentada de diferentes formas (plástica, musica, cinema, teatro, dança, arquitetura, escultura), possível de ser apreciada (ou não - dependendo do gosto), na medida em que se propõe comunicar alguma coisa, sendo utilitária ou decorativa.

Para entender melhor a arte é preciso compreendê-la dentro do contexto de sua produção cultural. Por isso, as vezes, é tão difícil hoje em dia entender o que é arte. A arte conceitual permite disser que tudo é arte. Para mim, arte tem que causar emoção, algo que não sinto quando por exemplo, estou diante de tilojos empilhados, mas isso depende de cada pessoa, há os que preferem os tijolos à uma tela de Van Gogh.

No final da contas, não há como definir arte, já que a arte é uma constante em mutação, assim como o homem. Ela sempre esteve presente, antes de ser reconhecida com tal, antes mesmo da escrita, e sempre se transformou.


***

Gostaria de aproveitar para dizer que fico contente em ver que as pessoas se interessam pelo que escrevo. Fico feliz em saber que de algum jeito contribuo para uma pequena parcela do engrandecimento que a arte traz, e fico lisonjeada pelos elogios, obrigada a todos pelas visitas e comentários.

4 comentários:

Julian Cunha disse...

Carla, você escreve com muito propriedade sobre o assunto - o que acaba tornando nossa leitura algo extremamente agradável!
Grande beijo!

Marcella Campos disse...

Vixi tem arte que deveria vir uma plaquinha dizendo que é arte... bom pra quem entende praticamente NADA de arte igual a Mar né!? hauha mas realmente não entendo de cadeiras e plasticos empilhados hehe

Unknown disse...

Obaaaaaaaaaa, esse post foi pedido meu, muito bem atendido, adorei o texto :)
Muita coisa é chamada de arte hoje em dia, e talvez seja, se conseguir emocionar e mexer com os sentimentos, eu preciso me emocionar para sentir que é arte ;)
obrigada
bjs

Alexandre disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.