quinta-feira, 24 de março de 2011

Arte-educação e Produção caminham juntas

É comum pensar que porque se é um arte-educador, não se faz mais nada além de lecionar. É o que muitas vezes acontece com grande parte do público que sai da Universidade, e até mesmo dentro dela. Quando resolvemos que linha vamos seguir para o nosso projeto monográfico, já delimitamos o que vamos ser/fazer pelos próximos anos.

No meu TCC me perguntava até que ponto uma produção poética pode alimentar a nossa criação na arte-educação? E vice-versa. Meu trabalho seguiu entrelaçando várias linhas: a arte-educação, com uma oficina de fotografia que ofereci a alunos do curso de Design de Moda, a relação aluno-professor; a pesquisa de campo, com um estilista londrinense, Nélio Pinheiro, e a pesquisa bibliográfica da artista plástica Beatriz Milhazes e ainda a produção poética de fotografias de moda.

O que eu quis, foi mostrar como a arte pode andar por vários caminhos e o quanto ela é hibrida, como é capaz de interrelacionar diferentes assuntos, e permite a liberdade de novas propostas. Essa convergência está presente na contemporaneidade. As Artes Visuais estão abertas para todos os diálogos que podem ser desenvolvidos, permitido a ligação entre comunicação, moda e fotografia, como foi meu trabalho.

Segue abaixo, algumas fotografias do meu editorial de moda "Brasilidade a flor da pele", apresentadas no meu TCC:






Obrigada à modelo Carla Coelho e ao maquiador Tiago Dias =)

6 comentários:

Unknown disse...

Lindas fotos!
Realmente as vezes fica dificil conciliar nosso ofício à pratica educativa. Ser Professor de História e historiador, o mesmo se sente na arte. Mas tenho certeza que com sua habilidade e talento tira isso de letra e ainda encontra tempo para manter um blog bem legal.
BEIJO

curisco disse...

linda sempre eternamente.. carlinha!

Unknown disse...

Eu gosto de arte, de maquiagem, de moda, de fotografia, imagina né, amei tudo!
bjs

Marcella Campos disse...

Ahhhh são essas as fotos?!!!
eu lembro qdo vc tava preparando =D
Gostei da maquiagem tb...

Loraine disse...

Fiquei curiosa se é o mesmo Tiago Dias que eu conheço...

Parabéns pelo trabalho!
Beijossss

Marcella Campos disse...

Carlaa vc pediu sugestão né? E como sou leiga, queria saber como diferenciar estilos e movimentos artísticos.Errr, claro que tem que estudar e tal, imagino que não é facíl assim, mas umas diquinhas para os ignorantes seria ótimo =D