sábado, 12 de abril de 2014

Uma lógica abstrata muito bem calculada: Escher!

Maurits Cornelis Escher (1898- 1972), foi mais que um artista gráfico e matemático (obrigada por tudo isso!). Ele criava imagens com efeito de ilusão de ótica em suas gravuras, verdadeiros entrelaçamentos de polígonos, em que transformava peixes em aves, hexágonos em abelhas, tudo num plano bidimensional.

Dizem que seu processo de criação começou depois de uma viagem que fez à Espanha, onde conheceu os mosaicos Mouros com seus entremeados e repetições de imagens em padrões geométricos. Com isso passou a criar lugares impossíveis, figuras distorcidas e grandes paradoxos.

Visitei o museu do artista na Holanda. “Escher no Palácio” (Escher in het Paleis) é o nome da mostra permanente no museu dedicado ao artista, em Haia. Localizado no centro histórico da cidade, o museu foi inaugurado em 2002, em um prédio do século XVIII que pertenceu a Família Real (e obedece as leis da física, diferente dos seus desenhos, rs). Com jogos de espelhos que se não confundem, causam vertigem, o lugar cria seu próprio paradoxo, com lustres de diferentes formatos que transformam a iluminação e obras que pedem um pequeno passeio para serem apreciadas. Projetores transformam as obras do artista em hologramas, com os quais podemos ver os répteis se moverem em um pequeno corredor, por exemplo.

Nos seus 3 andares, a exposição conta com as primeiras gravuras do artista, já com sua perspectiva complicada. É possível perceber toda toda a trajetória do artista. Desde esboços até obras extremamente complexas: água que corre pra cima, escadas infinitas, répteis que viram pássaros (e vice-versa). O último andar tem instalações que nos colocam dentro das obras do artista. Por alguns euros você leva pra casa uma foto da cabine de perspectiva.



Não perca
“A magia de Escher”, uma exposição que está rodando o Brasil, já é considerada a exposição mais visitada em todo o mundo,  batendo mais de 1,2 milhões de espectadores.  Passou pelo Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo, BH... está hoje em Ribeirão Preto (interior de SP). Essa mostra traz 85 obras do artista holandês incluindo instalações interativas e a cabine de perspectiva.




















Nenhum comentário: