terça-feira, 8 de março de 2011

Lembrar

Mulher lendo, 1874, Renoir

Penso que a mulher não precisa de um dia para ser lembrada, mas já que criaram a data, vamos lembrar.

A dia foi criado para homenagear as operárias de uma fábrica de tecidos de Nova York que morreram queimadas em 1857. Elas buscavam melhores condições de vida e trabalho. Só em 1910 o dia 8 de março foi definido como dia internacional da mulher, e só em 1975, a data foi oficializada pela ONU.

Não sou feminista, e às vezes odeio a ideia das mulheres que queimaram seus sutiãs. Mas se não fossem elas, não teríamos tudo que temos hoje, todas as conquistas, todas as vitórias.

Porém na Arte, a mulher sempre foi lembrada seja por sua santidade ou por sua idealização de perfeição, pela figura de fertilidade, de liberdade, de romantismo, de mistério, de erotismo, de perversão, de lealdade, de fragilidade e de força. Vários outros adjetivos ainda cabem aqui, mas o importante é que nós sempre tivemos espaço na arte, mesmo quando ainda não podíamos escrever, ou pintar, ou agir dentro das academias.

Segue abaixo um vídeo, que mostra a figura feminina em diferentes períodos artísticos:

http://www.youtube.com/watch?v=nUDIoN-_Hxs

Feliz dia, mulherada!


6 comentários:

Unknown disse...

Oi,
Vou aproveitar o momento e prestar minha homenagem às mulheres.
LIndas as telas, á música, seu texto. Nos leva mesmo a imaginar o quanto as mulheres não lutaram para conseguir algo que é seu por direito. Eu penso que lutar por igualdade é uma perda de tempo, não há igualdade entre homens e mulheres, o que há é uma superioridade feminina que os homene escodem das mulheres por séculos. Se vocês tivessem consciência de seu potencial o mundo já seria de vocês. Sua graça, sua força, sua amabilidade, sua serenidade, seu cuidado, sua dedicação. Homem nenhum no mundo pode chegar perto de possuir. Eu gosto de tratar as mulheres como seres frágeis e carentes de cuidado e proteção. Não que vocês sejam, mas é o único jeito possivel de expressar essa minha admiração.
Lindo texto (como sempre)

BEIJO

Marcella Campos disse...

Brutíssimo o video!!!!!!

Concordo todo dia é dia da mulher...
espero não que em breve não tenha mais um dia específico e que tenhamos os mesmo direitos, salários, respeito....etc

Ana Paula Popolin disse...

Que lindo texto!! Vale um suspiro!! haha
Bjs

Carla Bortoloni disse...

Pessoal, fui olhar direitinho sobre a história da criação do dia 8 de março, e verifiquei que a fábrica de tecidos era em Nova York e não na Rússia, como tinha dito antes.

Desculpem a falha.

Beijo a todos.

Loraine disse...

Gostei da homenagem! Eu tenho muito orgulho do espaço que a mulher conquistou hoje principalmente no mercado de trabalho. Temos multi-tarefas e damos conta de tudo. Mas admiro também aquelas que optam por ficar em casa e se dedicar à família.
Parabéns para nós!

Unknown disse...

Também acho que ninguém precisa de data especial, devíamos todos sermos tratados iguais né, mas já que não é assim...é bom sermos homenageadas, adoro ver a mulher sendo retratada nas artes,
felis todo dia ;)
bjim meu e da Alice