terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

A arte cada vez mais perto

Na semana do meu aniversário resolvi me dar um presente. Vou pra Madri visitar o Museu Reina Sofia. Aproveito pra dar um abraço nos meus afilhados, Mar e Pedro.

É, eu vou, mas vou virtualmente graças ao Google e o seu mais novo projeto, que aproxima a arte das pessoas. Adorno que me desculpe, mas se o assunto é reprodução de obra de arte, eu estou com Benjamin, já que com a reprodução mais pessoas podem ter acesso a algo que ainda é tão elitizado no nosso mundo.

Com o Google Art Project temos a oportunidade de conhecer alguns dos principais museus do mundo e algumas das grandes obras que fazem parte de seus acervos. O MoMA (em Nova York), o Reina Sofia (em Madri), a National Gallery (em Londres) e o Palácio de Versalhes (na França) são alguns lugares disponíveis para visitação. Van Gogh, Rembrandt, Bosch, Rubens, são alguns gênios que podemos ver de perto e sem gastar nada.

Podemos caminhar pelo museu e olhar as obras em altíssima resolução, observando detalhes que passariam despercebidos sem a tecnologia de super câmeras fotográficas (que são vistas em ação em um making of bem produzido na seção Visitor Guide): desde o craquelado da tinta que se formou com o passar dos anos, até pinceladas que o próprio pintor não viu. Para completar, o site traz as informações adicionais da obra, como o tamanho do quadro e a técnica utilizada.

Parabéns ao Google e espero que muitas pessoas aproveitem a oportunidade. Visitem: www.googleartproject.com

O abraço na Mar e no Pedro fica pra daqui uns dias, rs.




O Quarto em Arles é uma das obras de Van Gogh que podemos ver bem de pertinho.

8 comentários:

Leonardo Léllis disse...

Pra mim, já é o grande site do ano e uma das iniciativas mais legais do Google.
(Viu que no making of nao tinha nenhum Mac? hehe)

Parabens, a cada semana o blog fica mais lindo.

bjo

Julian Cunha disse...

Pois é, Carla!
Acredito que Adorno estava correto em dizer que verdadeira 'aura' se perde - deve ser inexplicável olhar para o verdadeiro quadro de Monalisa, no Louvre. Mas acho que ele [Adorno] também estava equivocado por não se lembrar que a maioria das pessoas nunca terão a oportunidade de olhar para a real obra de Da Vinci; e para os que apreciam, estar em contato com a reprodução daquele monumento, já é o bastante!
Estou adorando o Blog. Continue!
Grande beijo!

Unknown disse...

também achei demais, a gente passeia pelos museus, caminha pelas salas, consegue ver até o tecido das telas do van gogh! incrível!

Loraine disse...

Só uma coisa supera o Google: o próprio Google!

=D

Unknown disse...

Adorei Carla, para alguns mortais como eu Madri fica so pra lua de mel kkk então vou curtir pela net por enquanto...abraços

Cirandeiro da Arte disse...

Carlinha! Amei o seu blog! Parabéns mesmo! Obrigada por compartilhar com a gente temas tão interessantes e pertinentes ao mundo da arte. Vou viajar no google Art arte!! Beijão

Marcella Campos disse...

Ahhh Carlinha...eu vi esses dias uma matéria na TV, e realmente da pra ver com detalhes!!! Mas estou te esperando aqui em Madrid pra gente ver todas as obras e sentir o cansaço nas pernas e depois tomar um café em uma cafeteria bem charmosa...deixo vc escolher =D

Unknown disse...

Adoro a technologia pra aproximar pessoas distantes, vou adorar visitar museus, e com uma vantagem de podermos parar a visita e reotrnar quando quisermos ;)
Pelo menos uma vantagem pra quem não está vendo ao vivo né ;)
bjs