quarta-feira, 18 de maio de 2011

A liberdade de Delacroix

Para terminar a semana com o blog posto em dia, uma das obras mais famosas de Eugene Delacroix:

A Liberdade guiando o povo, Delacroix, 1830 – Óleo s/ tela – 260x325cm – Louvre, Paris


Em 1830 uma manifestação popular (Revolução de Julho) toma conta de Paris. Liderados pela burguesia, o povo sai as ruas mobilizados pelas ideias liberais na luta pelo fim do absolutismo. Nesse momento sua pintura torna-se moderna no sentido de representar o que acontece no tempo presente.

A obra de Delacroix mostra a revolta da população francesa que está de mãos armadas, sobre as barricadas formadas por corpos. Do lado direito da tela, vemos algumas construções, entre elas, a Catedral de Notre Dame. A poeira das armas e da terra se misturam com o céu, repetindo as cores da bandeira da França que é levada pela alegoria da liberdade, essa mulher com o seio descoberto, que pode também representar o povo, pois ela também está armada. Em sua cabeça, a Liberdade tem um gorro frígio, adereço que foi adotado pelos republicanos franceses durante a Revolução de 1789, por isso, um forte símbolo da República.

Delacroix mudou sua pintura após viajar para o Marrocos, tanto nos temas como nas cores, o artista foi um revolucionário.

3 comentários:

Marcella Campos disse...

olhaa Carlitcha to planejando ir pro Marrocos...quem sabe mudo algo em mim tb!!
Esse quadro chama mto a atenção!!

Tha disse...

Carla... primeira vez que entro aqui!
Muito legal, vc mistura arte e história e eu amo história!!!!
Parabéns!
Bjo, Thaís

Unknown disse...

Adorei o post, a visão do pintor em um momento histórico é muito interessante...
Carla, tenho um pedido, post sobre Tarsila do Amaral, please, fui na exposição que te falei e apaixonei, a Alice tb gostou ;)
Sou pidona né :S
bjim meu e da Alice