segunda-feira, 18 de abril de 2011

Renascimento

Aproveitando o assunto do post anterior e já repondo a falta de um texto na semana passada (fiquei out por uns dias, rs), vamos ver um pouquinho do que foi o Renascimento:


A escola de Atenas - Rafael

Primavera - Botticelli

A anunciação - Leonardo da Vinci

A anunciação - Fra Angélico


O Renascimento foi um período da história da Europa marcado por transformações que assinalam o final da Idade Média e início da modernidade, período este em que se buscou o conceito de Belo.
É também o período da redescoberta da perspectiva, baseada principalmente nas obras da antiguidade, buscando a teorização da profundidade. As obras da Grécia Antiga se tornam objetos de estudo para os artistas renascentistas, principalmente no sentido de encontrar uma afinidade cultural, alcançando, assim, um distanciamento do que era feito na Idade Média.

As relações entre o espaço, a matemática e o ponto de fuga são aos poucos, introduzidos nas pinturas até se tornarem normas, fundamentos e características necessárias para um pintor do Renascimento. Ao pintor cabia não só a imitação da natureza como também se esperava que ele pintasse algo mais belo ainda que a própria natureza, tornando-se seu criador, ou co-criador, já que Deus era o primeiro a criá-la.

No início da Renascença o pintor não buscava um estilo ou uma inovação, já que o necessário e mais importante era apenas a manutenção da tradição (Grega Clássica). Ao artista cabia aprender a técnica. Mais tarde, novos conhecimentos como o pensamento humanista, o empirismo e o racionalismo são aderidos ao Renascimento, atingindo, assim, seu equilíbrio classista na Alta Renascença.

3 comentários:

Marcella Campos disse...

Ahh que massa! Esse do Fra Angelico ta aqui no Prado...como disse um americano q conhecemos: "no Prado tem muito Jesus!!" hehe tonto

quero mais posts

Pedro Conte disse...

Vc vai continuar a linha do tempo e as escolas? sim? sim?

bjoo

Unknown disse...

A escola de Atenas, que máximo... O autor retratou os principais pensadores gregos como se estes estivessem todos reunidos e observando cada um nos quadros pode-se até perceber expressões de suas teorias. O pintor além de excelente artista era muito versado em filosofia grega.
Gostei muito do post,
beijo